“What is wrong with replacing imperfect bits of your body with artificial parts that will allow you to perform better – or which might allow you to live longer?” Kevin Warwick – The Guardian.

 

transumanismo

 

Há pouco tempo um seriado nos apresentou hipóteses de vida eterna para o ser humano – eu não assisti todos os episódios por falta de tempo –  mas #Altered Carbon – categorizado como ficção científica – tratava de seres humanos que não morriam e mais do que isso, continuavam jovens para sempre, desde que tivessem dinheiro para substituir partes do seu corpo por próteses desenvolvidas a partir de altíssima tecnologia.

Hoje encontro no The Guardian a reportagem intitulada – No death and an enhanced life: Is the future transhuman? Disponível aqui: https://www.theguardian.com/technology/2018/may/06/no-death-and-an-enhanced-life-is-the-future-transhuman que apresenta uma discussão sobre o #transumanismo e o que já é realidade, como, por exemplo, atletas que utilizam próteses conseguindo correr cada vez mais rápido, até mais rápido do que aqueles que usam as próprias pernas.

Esquecendo o lado da tecnologia o que importa aqui é a discussão #ética em torno no assunto: quanto ético é alterar humanos para que adquiram performance, para que vivam “eternamente”? Talvez o principal ponto aqui é se essa tecnologia estaria disponível para todos ou apenas para quem por ela pudesse pagar.  Por outro lado quanto ético é deixar pessoas sofrendo e morrerem de forma prematura por não considerarmos ético o uso dessas tecnologias?

Outro ponto a ser discutido e agora envolvendo o #direito – esses avanços tecnológicos serão considerados #crime? Uma pessoa que permita alterar seu corpo para que se torne melhor do que os outros em uma determinada área, poderia ser considerada uma #fraude? Como lidar com situações de desigualdade social cada vez mais agravada pela utilização desse tipo de tecnologia?

Essa é mais uma discussão pairando sobre a sociedade entre tantas outras que talvez sejam mais urgentes e também mais importantes… os avanços tecnológicos são um fato, quanto rápido eles acontecerão ainda não é possível prever.

#direitodigital #ia #inteligenciaartificial #transhumanism #tech

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s