Todos de olho nos dados médicos

“As empresas da área de saúde e manufatura serão as principais afetadas em ataques de extorsão digital”. A frase está no site E-Commerce News, quem quiser ver a notícia na íntegra o link está no final deste post.

Numa postagem anterior (link aqui) já falamos sobre o valor dos nossos dados e formamos uma ideia de quanto eles valem para nós. Agora vamos tratar especificamente de um dos setores em que a exposição indevida dessas informações afeta diretamente as pessoas, sua privacidade, sua imagem e em consequência pode  afetá-las monetariamente.

hacker-2851143_1280
https://pixabay.com/pt/hacker-cyber-seguran%C3%A7a-rede-2851143/

As informações de sua saúde!!

Pode parecer um tanto vago mas os dados de saúde das pessoas são muito valiosos e inclusive paga-se muito bem por eles.

Estes dados representam o que há de mais íntimo em relação ao indivíduo sendo constitucionalmente protegidos e também encontram-se amparados pelo Direito Civil sob a forma de Direitos da Personalidade. Estas informações quando armazenados na forma digital encontram proteção no Marco Civil da Internet e o seu uso indevido enseja responsabilização civil com consequente reparação de danos (se você se sentir lesado de alguma maneira por algum uso não consentido de seus dados pode procurar um Advogado que atue na área de Direito Digital).

Como consumidores podemos ficar atentos para o caso de nossas informações , aquelas que não fornecemos por aí, começarem a aparecer em mídias sociais, em sites de anúncios ou ainda algum telemarketing oferecendo algo para sua saúde (voltado a alguma doença que tenha).

Para os médicos, clínicas, farmácias e empresas da área de saúde faz-se necessário investir em sistemas seguros implantados sob boas políticas de segurança e em bons contratos com as empresas de TI que manipulam os dados e equipamentos do negócio é fundamental para garantir a segurança digital do empreendimento. Mas, há algo muito mais importante e primordial que é na maioria das vezes negligenciado: o treinamento adequado dos colaboradores. A mais segura rede, o mais seguro sistema será vulnerável se não houver comprometimento de todos que com eles interagirem, para termos ideia os e-mails maliciosos são um dos métodos de invasão mais utilizados pelos cibercriminosos, sem contar quando não é o próprio funcionário que está copiando os dados da empresa e os comercializando de forma indevida (fraudes internas envolvendo sistemas informatizados é um dos grandes problemas identificados nas empresas). Afinal, se até a própria CIA agência norte americana teve seus dados roubados por um de seus agentes (Snowden), o que esperar para nossas empresas?

O seu investimento em segurança digital somente valerá a pena se for complementado por uma boa política de Educação Digital. Treinar seus colaboradores pode lhe fazer poupar muito dinheiro e evitar dores de cabeça.

Mas a quem interessam esses dados? E por que eles tem tanto valor? Assunto para o nosso próximo post.

 

Link da notícia do site E-Commerce News

Quer saber mais sobre o assunto? Siga-nos nas redes sociais: @guardedireito no Instagran e também no Facebook www.facebook.com/angelamariarosso. Se preferir pode nos contatar pela nossa página www.guardedireito.com/contato.

Abraço! GuardeDireito e até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s