Dica valiosa sobre Segurança da Informação

Segurança da Informação
Disponível em: https://pixabay.com/pt/pol%C3%ADtica-de-privacidade-445153/

Tem coisa que não há como remediar. Abaixo você vai entender o porquê devemos ter contratos bem elaborados com colaboradores envolvidos com nossa empresa e não somente isso, também veremos a importância de uma política de Segurança da Informação eficiente.

Eu pretendia falar sobre esse assunto importantíssimo em outro momento, mas se a bola quicou a gente chuta.

Assista o vídeo em: https://www.facebook.com/angelamariarosso/

Vamos direto ao ponto! Eu gostaria de chamar a atenção para os estragos que um colaborador ou ex-colaborador insatisfeito pode fazer com os dados das empresas. No caso relatado na notícia (https://tvefamosos.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2018/02/01/tensao-na-record-profissional-demitido-apaga-programa-inteiro-da-sabrina.htm) um ex-funcionário, demitido, provocou um enorme estrago na base de dados da antiga empregadora ao apagar um programa inteiro que iria ao ar essa semana.

Preocupante não? Mas este foi apenas mais um caso que repercutiu nacionalmente porque envolveu uma das mais conhecidas emissoras de TV do Brasil. Entretanto, tal situação é mais comum do que se imagina, aqui seguem outros casos: http://imirante.com/brasil/noticias/2006/06/09/funcionario-se-vinga-de-empresa-e-da-prejuizo-de-r-7-mi.shtml ou esse outro caso http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDR85065-8380,00.html ou ainda http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL1467467-6091,00-EXFUNCIONARIO+SE+VINGA+E+POE+FOTOS+PORNOS+EM+BANNER+DE+CONCESSIONARIA.html .

E eu poderia continuar enumerando outras dezenas de casos aqui. Contudo, o meu intuito é alertar que isso pode acontecer com qualquer um de nós, com qualquer empresa que a gente conhece, e para termos ideia do tamanho do prejuízo basta imaginar que de repente todos os seus dados ou parte deles desapareceram, toda sua cartela de clientes, o prontuário de todos os seus pacientes, ou quem sabe toda a movimentação financeira ou o estoque de sua empresa.

Existem várias formas de minimizar o risco de que algo desse tipo aconteça, uma delas é criar clausulas específicas a esse respeito no contrato que vincula o colaborador à empresa, de forma que ele assuma toda e qualquer responsabilidade proveniente de suas ações que causem dano aos sistemas a que tem acesso seja durante a vigência do contrato de trabalho ou mesmo após o seu término.

Outro ponto que pode ser abordado é a implantação de uma política de segurança da informação bem elaborada que permeie todos os setores da empresa sem exceção. Vale lembrar que a Segurança da Informação é um processo e não é um produto. E sobre esse assunto eu poderia dar inúmeras dicas, mas vou deixar aqui aquela que considero a mais valiosa: assim que for tomada a decisão de demitir algum colaborador todos os seus acessos aos sistemas devem ser revogados antes mesmo dele ser comunicado.

Importante também manter seus backups sempre em dia. E aí como estão suas cópias de segurança?

Guarde Direito seus dados!

Abraço! E até a próxima!

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre como evitar esse tipo de incidente? Entre em contato pelas nossas redes sociais, instagram: @guardedireito, no site www.guardedireito.com e também no facebook www.facebook.com/angelamariarosso ou ainda pelo email!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s